O capacitismo é um problema social e estrutural que muitas vezes é negligenciado pela sociedade. Recentemente, a fala do Lula causou polêmica ao fazer uma declaração capacitista durante um evento político. Ele associou a deficiência visual a uma suposta menor capacidade intelectual, gerando críticas por parte de diversas entidades.
O repúdio à fala de Lula destacou a importância da luta contra a discriminação e exclusão das pessoas com deficiência. O capacitismo é uma forma de preconceito que se manifesta quando se acredita que a pessoa com deficiência é menos capaz ou digna do que a pessoa sem deficiência.
Veja: Menina do Legal Né HeHe: influencer do TikTok Glauciele foi presa por incentivar ataques
Essa crença pode levar a uma série de barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência à educação, ao trabalho, ao lazer e à vida social em geral!
Marcos Mion fala sua opinião sobre fala do Lula!
Em reunião nessa terça-feira(18) o atual presidente Lula soltou um comentário um tanto polemico, que está repercutindo e gerando grandes críticas. Uma das críticas foi do apresentador Marcos Mion, veja o que ele disse:
Marcos Mion é um famoso apresentador de televisão brasileiro, conhecido por comandar programas como “Legendários” e “A Fazenda”. Ele é casado com Suzana Gullo e tem três filhos, entre eles Romeo, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos dois anos de idade.
Mion sempre foi muito aberto em relação à condição do filho e utiliza sua visibilidade na mídia para levantar debates e conscientizar sobre o autismo. Ele já concedeu diversas entrevistas sobre o tema e é um grande defensor dos direitos das pessoas com TEA.
Além disso, em 2020, Mion foi convidado para ser embaixador da campanha “Autismo: respeito para todo o espectro”, da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com TEA na sociedade.
Mion tem sido um importante porta-voz na luta pela inclusão das pessoas com autismo. Ele utiliza sua influência para conscientizar sobre o tema e contribuir para a quebra de estereótipos e preconceitos em relação ao autismo.
Qual foi a Fala do Lula?
A seguir anexamos o vídeo que mostra o exato momento da fala do nosso presidente no debate
Notícia: Catty Lares se converteu? Entenda o que aconteceu com influencer digital
“Que na humanidade deve haver mais ou menos 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se eu pegar 15% disso significa que nós temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”
Essa foi a fala do Lula, nosso atual presidente.
Concluindo, esse comentário gerou uma enxurrada de debates e críticas por todo lado. Até mesmo a senadora Mara Gabrilli ressaltou que a fala do Lula foi imprudente. E o que você acha disso? Comenta aqui.