fala do lula

Veja qual foi a fala do Lula que gerou grande polêmica e recebeu altas críticas!

21/04/2023

21/Abril/2023

O capacitismo é um problema social e estrutural que muitas vezes é negligenciado pela sociedade. Recentemente, a fala do Lula causou polêmica ao fazer uma declaração capacitista durante um evento político. Ele associou a deficiência visual a uma suposta menor capacidade intelectual, gerando críticas por parte de diversas entidades.

O repúdio à fala de Lula destacou a importância da luta contra a discriminação e exclusão das pessoas com deficiência. O capacitismo é uma forma de preconceito que se manifesta quando se acredita que a pessoa com deficiência é menos capaz ou digna do que a pessoa sem deficiência.

Veja: Menina do Legal Né HeHe: influencer do TikTok Glauciele foi presa por incentivar ataques

Essa crença pode levar a uma série de barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência à educação, ao trabalho, ao lazer e à vida social em geral!

Marcos Mion fala sua opinião sobre fala do Lula!

Em reunião nessa terça-feira(18) o atual presidente Lula soltou um comentário um tanto polemico, que está repercutindo e gerando grandes críticas. Uma das críticas foi do apresentador Marcos Mion, veja o que ele disse:

@obrasiltemjeitosim

🚨INACEITÁVEL🗣️ Marcos Mion, pai de uma criança autista, vem a público mostrar toda sua indignação com as falas preconceituosas e capacitistas do Lula. O presidente foi capaz de ligar os casos de viol3ncia nas escolas a pessoas com deficiência intelectual. ABSURDO! #marcosmion #autismo #autista #desgovernolula #lula #pronunciamento #esclarecimento #absurdo #urgente #noticia #noticiastiktok #deficiencia #deficiente #brasil #capacitista #capacitismo #fy #viral

♬ Reflection – Musik Bayi ID

Marcos Mion é um famoso apresentador de televisão brasileiro, conhecido por comandar programas como “Legendários” e “A Fazenda”. Ele é casado com Suzana Gullo e tem três filhos, entre eles Romeo, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos dois anos de idade.

Mion sempre foi muito aberto em relação à condição do filho e utiliza sua visibilidade na mídia para levantar debates e conscientizar sobre o autismo. Ele já concedeu diversas entrevistas sobre o tema e é um grande defensor dos direitos das pessoas com TEA.

Veja a fala do Lula que gerou toda polêmica! Foto: reprodução

Além disso, em 2020, Mion foi convidado para ser embaixador da campanha “Autismo: respeito para todo o espectro”, da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com TEA na sociedade.

Mion tem sido um importante porta-voz na luta pela inclusão das pessoas com autismo. Ele utiliza sua influência para conscientizar sobre o tema e contribuir para a quebra de estereótipos e preconceitos em relação ao autismo.

Qual foi a Fala do Lula?

A seguir anexamos o vídeo que mostra o exato momento da fala do nosso presidente no debate

@deltandallagnol

É inaceitável o Presidente da República demonstrar tamanho ódio e preconceito. Meu total repúdio à declaração de Lula! Mais uma vez, ele demonstra que não tem preparo ou respeito ou honra para ocupar a cadeira que ocupa.

♬ som original – Deltan Dallagnol – Deltan Dallagnol
Veja o video do exato momento da fala do Lula, nosso atual presidente!

Notícia: Catty Lares se converteu? Entenda o que aconteceu com influencer digital

“Que na humanidade deve haver mais ou menos 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se eu pegar 15% disso significa que nós temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”

Essa foi a fala do Lula, nosso atual presidente.

Concluindo, esse comentário gerou uma enxurrada de debates e críticas por todo lado. Até mesmo a senadora Mara Gabrilli ressaltou que a fala do Lula foi imprudente. E o que você acha disso? Comenta aqui.